Jorão Barbosa, ao volante de um Corvette vence Grand Am

O Grand Am esteve este fim-de-semana em acção no Sports Car Course. Como habitualmente, as cores portuguesas fizeram-se representar por Jorão Barbosa que, ao volante do Corvette DP #5 da Action Express Racing, conquistou a primeira vitória da temporada. Barbosa já não vencia no Grand Am desde as 6 Horas de Watkins Glen (Julho de 2012), e este resultados surge após o segundo lugar em Detroit. Esperemos que os bons resultados tenham chegado para ficar!

Depois de Christian Fittipaldi ter realizado o 3º melhor tempo, seria o companheiro de equipa (como obriga o regulamento) a realizar o primeiro turno ao volante do Corvette DP #5. Fittipaldi perderia um lugar no arranque, mas ainda antes de um dos momentos da corrida recuperaria a 3ª posição. À sexta volta de corrida, Gustavo Yacaman no Riley Ford #6 da Michael Shank Racing e Memo Rojas no Riley BMW #01 da Chip Ganassi Racing envolvem-se quando este último tenta ganhar a posição de Yacaman. O piloto do #6 acaba por sair de pista, mas após regressar acabaria por parar o DP em plena pista com o motor em chamas, que acabaria por causar extensos damos no Riley Ford.

Pouco antes de ceder o lugar a João Barbosa, Fittipaldi sobe ao 2º lugar, posição na qual à 35ª volta cedeu o volante a João Barbosa na primeira paragem na box, que cumpriria os restantes dois turnos. João Barbosa regressa à corrida na 3ª posição mas não por muito tempo: O top3, Michael Valiante (Corvette DP #3 da 8 Star Motorsport), Richard Westbrook (Corvette DP #90 da Spirit of Daytona Racing) e João Barbosa ganham uma distância confortável, e a luta pela vitória desenvolve-se entre os três, com Barbosa a subir à 2ª posição ao ultrapassar Westbrook antes da última paragem na box.

Michael Valiante e João Barbosa param em simultâneo para o último reabastecimento e troca de pneus, na volta 71, e a equipa da Action Express Racing coloca Barbosa mais depressa no regresso à pista, mas seria Richard Westbrook a assumir o comando da prova. Para a ponta final, Barbosa pressiona Westbrook deixando Valiante para trás a uma mão cheia de segundos de distância. Lidando bem com o trafego, Barbosa tenta a sua sorte na volta 87: numa manobra que já lhe é característica, Barbosa cola-se à traseira de Westbrook, e ultrapassa-o que nem uma bala na abordagem à curva 2. Quando Westbrook reagiu, já era tarde, e duas voltas depois estraga a corrida com um pião e uma ida à gravilha que o atiraria para a quita posição. Barbosa ficou só na frente, e até à bandeirada de xadrez, limitou-se a controlar a distância para Valiante.

“Foi uma excelente corrida em que tudo correu bem,” comentou em exclusivo ao Le Mans Portugal, João Barbosa. “Tivemos um bom carro, muito consistente, que nos permitia andar sempre num ritmo forte. Tive umas lutas muito intensas ate chegar ao 1º lugar com vários adversários. Quando cheguei a traseira do #90, sabia que estava mais rápido mas, nesta pista é muito dificil de ultrapassar, por isso tive que ser paciente e esperar pela melhor altura. Consegui aproveitar da melhor maneira o trafego e consegui chegar à liderança depois de ultrapassar o Westbrook. A partir daí consegui abrir um pouco e fui gerindo a corrida ate final!”

“Nos temos tido sempre um carro rápido mas os resultados nao apareciam… Depois do 2º lugar em Detroit e da vitoria em Mid Ohio, espero que a nossa má sorte tenha desaparecido. A equipa Action Express Racing tem trabalhado muito bem, e já mereciam este resultado há muito tempo!”

Michael Valiante terminou na 2ª posição, dando à Star 8 Motorsport em conjunto com o patrão Enzo Potolicchio o melhor resultado da temporada — Pedro Lamy este fim-de-semana não esteve ao volante do Corvette #3 da 8 Star Motorsports, devido aos compromissos com a Aston Martin Racing para as 24 Horas de Le Mans. A dupla Ryan Dalziel / Alex Popow terminou na terceira posição ao volante do Riley Ford #2 da Starworks Motorsport.

Com este resultado, João Barbosa subiu para o 5º lugar do Campeonato, encontrando-se agora a 20 pontos dos líderes — a dupla Jordan Taylor / Max Angelelli. Campeonato esse que se encontra ao rubro, com os três primeiros classificados separados por 1 ponto cada. Na classificação de equipas, o #5 da Action Express Racing encontra-se também em 5º lugar.

Na classe GT, apesar do Camaro GT.R #57 da Stevenson Motorsports ter dominado boa parte da corrida, esta acabaria por ser discutida entre o BMW #94 da Turner Motorsport e o Corvette #31 da Marsh Racing. Para a Stevenson, tudo se comprometeu quando à saída da boxes, após a segunda paragem e quando liderava a prova, Robin Liddell tentou sair para a pista à frente do Ferrari #61 da AIM Motorsport Racing, não evitando um contacto com este. Do toque resultou um pneu furado, com o Camaro a ter de percorrer toda a pista em marcha lenta para reentrar nas boxes. Pouco depois sofreria uma penalização de 60 segundo por stop&go.

A corrida ficava então entregue a Bill Auberlen (BMW #94) e a Eric Curran (Corvette #31), com este último a comprometer a segunda subida ao pódio da temporada, e o melhor resultado, quando numa tentativa ultrapassagem mais musculada a Auberlean, levaria a que o BMW de despistasse. No final da corrida seria aplicado uma penalização a Curran, que o atiraria para a 4ª posição. Vitória para Bill Auberlen e Paul Dalla Lana, a segunda da temporada para a Turner Motorsport.

Entre os GX, vitória para a dupla Sylvain Tremblay / Tom Long, também uma estreia este ano no lugar mais alto do pódio. Ao volante do Mazda6 #70 da SpeedSource, Tremblay e Long não deram qualquer hipótese em Mid-Ohio à concorrência, tendo liderado 96 das 100 voltas cumpridas.

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Fonte: http://www.lemansportugal.com/joao-barbosa-conquista-mid-ohio-portugues-vence-pela-primeira-vez-esta-temporada/

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