Portugal já é o quarto exportador mundial de tomate transformado

Portugal conquistou, em 2012, o quarto lugar de maior exportador internacional de tomate transformado, ultrapassando a Espanha e deixando a grande distância o sexto classificado, a Turquia.

Com uma exportação de 95% do total da produção, Portugal conquistou, em 2012, o quarto lugar de maior exportador internacional de tomate transformado, ultrapassando a Espanha e deixando a grande distância o sexto classificado, a Turquia. As 1.200.000 toneladas processadas no nosso país representam um volume de negócios superior a 250 milhões de euros.

A aposta na inovação e na tecnologia é uma das principais razões para esta conquista, sendo que Portugal é o único país do mundo que exporta a quase totalidade da sua produção.

A nível europeu, Portugal é o segundo maior país exportador de tomate transformado, atrás da Itália, representando 19,8% do total europeu exportado.

A Europa permanece como o principal destino da produção nacional da indústria do tomate, absorvendo 136 000 toneladas do total. O Reino Unido surge como o principal mercado europeu, seguido da Espanha, Holanda e Alemanha.

A nível mundial, além da Europa, o Japão surge como o maior cliente da produção nacional, representando cerca de 10% do total exportado. Seguem-se Kuwait, Rússia e da Austrália, como o grupo dos maiores importadores, com cerca de 7500 toneladas cada país.

Para além de pasta de tomate, Portugal também produz também produtos de tomate processado, como molhos e ketchup.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/portugal-ja-e-o-quarto-exportador-mundial-de-tomate-transformado=f783440#ixzz2gkrzjSsB

tomate-85cf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: