Jovens cientistas portuguesas recebem prémio europeu

Uma caixa de medicamentos inteligente valeu às jovens Jéssica Marques, Jéssica Santos 8ambas com 17 anos) e Soraia Gaspar (de 20 anos) o prémio de originalidade European Patent Office (EPO) na 25ª Final Europeia do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS), que decorreu este mês em Praga.

“SmartKit” é uma caixa de medicamentos inteligente que auxilia o paciente no processo diário de tomada de medicação, permitindo que este processo se efetue com mais segurança.

A caixa vem com um sistema de alerta sonoro e visual que informa o paciente do horário e medicamentos a tomar e produz ainda relatórios que poderão ser monitorizados pelos cuidadores. A programação pode ser efetuada no próprio equipamento ou à distância (a partir de um PC ou de um telemóvel).

Foi a Fundação da Juventude que levou as jovens até à República Checa para participarem na Final, de onde acabaram por sair premiadas. O projeto destas jovens da Escola Profissional de Rio Maior foi coordenado pela professora Maria João Maia.

O prémio EPO destina-se a incentivar o desenvolvimento de qualidades que distinguem os inventores de sucesso. Esta distinção inclui uma visita a Munique de cinco dias para visitar o Escritório Europeu de Patentes (European Patent Office – EPO) e o património cultural da cidade.

Na Final Europeia do EUCYS participaram 126 jovens, vindos de 37 países. Os vencedores foram selecionados pelo júri internacional de entre 85 projetos participantes. Além da cerimónia de entrega dos prémios, os jovens cientistas tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos numa exposição de quatro dias e de participar em diversos grupos de trabalho e conferências paralelas.

A Escola Secundária D. Maria II, em Braga, também esteve representada na Final Europeia, com a presença de Ana Lopes, Pedro Oliveira e Sofia Fernandes. O projeto “Astrofísica experimental na área da espectroscopia: Determinação de temperaturas e classificação espectral de estrelas” foi coordenado pelo professor João Paulo Vieira.

Estes dois projetos foram os primeiros classificados do 21º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, cuja Mostra Nacional de Ciência se realizou entre 30 de maio e 1 de junho de 2013, no Museu da Eletricidade em Lisboa. Uma das participações internacionais do concurso era exatamente a participação na Final Europeia do EUCYS.

Fonte: Jéssica Marques, Jéssica Santos e Soraia Gaspar © Fundação da Juventudehttp://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Jovens-cientistas-portuguesas-recebem-pr%C3%A9mio-europeu_17262.html?page=0

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: