‘Vinhas da Ira’ ganha Medalha de Ouro no concurso ‘Mundus Vini’

Vinho topo de gama de Henrique Uva/ Herdade da Mingorra conquistou, à data, 30 medalhas, 12 delas de Ouro

O Vinho Tinto Regional Alentejano “Vinhas da Ira” (colheita do ano de 2008) ganhou a Medalha de Ouro no concurso internacional “Mundus Vini”, um dos maiores à escala mundial, na Alemanha. A referência, topo de gama do produtor da Trindade (concelho de Beja), já conta com 30 medalhas averbadas, 12 delas de Ouro, sendo este artigo o mais premiado no vasto portefólio de Henrique Uva/ Herdade da Mingorra.

O “Vinhas da Ira” é produzido a partir das castas Alfrocheiro, Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, a partir de um talhão específico (Talhão 25). Com ligeira maceração a frio e fermentação tradicional de curtimenta em lagares com temperatura de fermentação controlada a 26.º C, estagia 18 meses em madeira de carvalho francês.
Na prova, apresenta uma cor muito intensa e fechada, aroma acentuado e complexo (lembrando frutos vermelhos muito maduros), tem acidez equilibrada, é muito volumoso na boca, encorpado, e tem um final de boca longo.

Com uma longevidade prevista de 5-7 anos, tem um teor de álcool de 14,5% v/v, uma acidez total de 6,0 g/L-pH 3,60, e deve ser decantado e, depois, servido a 18º C, a acompanhar pratos de carnes grelhadas, assadas, e queijos. Quanto à conservação, as garrafas devem ser deitadas em local arejado e escuro, entre 12.º C e 13.º C, com 60% de humidade relativa.

Notícia recomendada por: Helena Santa Ana (http://www.facebook.com/helena.santaana)

Fonte:http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/09/13j.htm#.UFZAKo2PWul

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: