Português vence campanha mundial de sensibilização para o Cancro da Mama

“Turn your City Pink“ já angariou mais de 10.000 dólares

Portugal acaba de vencer o prémio mensal atribuído pela Siemens no âmbito da sua campanha mundial de sensibilização para o cancro da mama “Torne a sua cidade cor-de-rosa!”. Um participante do sexo masculino foi o concorrente escolhido a nível mundial para ganhar um iPad da Apple e a possibilidade de assistir à cerimónia de entrega dos donativos às ONGs, em Londres.

Lançada em Outubro de 2011 com o objectivo de encorajar todos os utilizadores de internet a fazer upload das suas próprias fotos e vídeos através do site http://www.siemens.com/pink, e a promover a detecção precoce desta doença, a campanha já recebeu participações de países de todo o mundo e angariou mais de 10.000 dólares (mais de 7.500 euros) que irão reverter para quatro organizações não governamentais, que actuam nesta área.

Nos primeiros meses da campanha já foram entregues cinco prémios aos participantes que contribuíram com a abordagem mais criativa ao tema. No mês de Fevereiro o prémio foi atribuído, pela primeira vez desde o início da campanha, a um participante fora da Alemanha e a um homem. Áustria, Botswana, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Egipto, Índia, Japão, Roménia, Arábia Sauditas, Coreia do Sul ou a Zâmbia foram alguns dos países que já participaram até ao momento nesta acção de sensibilização. A campanha vai estar em vigor até Julho de 2012. Até lá, e por cada upload realizado, a empresa vai doar cinco dólares a uma ONG.

Depois de uma campanha de grande sucesso, em Outubro de 2010, quando a Siemens entregou um donativo de 100.000 euros à Susan G. Komen Deutschland, o lançamento desta nova iniciativa representa a vontade da empresa de dar continuidade ao compromisso de promover a detecção precoce do cancro da mama a nível mundial. Este ano os internautas poderão escolher doar os 5 dólares correspondentes à sua participação a uma de quatro instituições: Susan G. Komen for the Cure; Breast Health Global Initiative, International Breast Cancer Research Foundation e The American Cancer Society.

O site http://www.siemens.com/pink, para além de fornecer detalhes sobre a participação na competição, também disponibiliza informação sobre a deteção precoce do cancro da mama, dicas para a realização do auto-exame, artigos sobre as diferentes técnicas de imagiologia existentes e uma coletânea de fatos sobre a doença. Os utilizadores de plataformas de social media podem visitar a fanpage do Facebook para obter ainda mais informações sobre a campanha, discutir tópicos relacionados com a mesma e encorajar os amigos a envolverem-se.

Estudo nacional sobre a importância do diagnóstico precoce
Em complemento a esta acção de sensibilização, a Siemens divulgou em Portugal em 2011 um estudo desenvolvido a nível nacional sobre este tema com o objectivo de perceber quais as experiências das mulheres portuguesas relativamente aos exames de rastreio do cancro da mama, o seu conhecimento geral sobre a detecção precoce e a fiabilidade das fontes de informação.

De acordo com os dados revelados na altura, a maioria das mulheres portuguesas (98%) considera o rastreio do cancro da mama muito importante, encarando-o fundamentalmente como uma forma de prevenção e de diagnóstico precoce da doença. Em países como a Áustria, a Alemanha ou a Rússia esta percentagem encontra-se um pouco abaixo, uma vez que apenas 2/3 das mulheres considera o tema importante ou mesmo muito importante.

Os dados revelados pela Siemens constam de um estudo que a GfK, empresa independente de estudos de mercado, desenvolveu, entre Março e Abril de 2011, junto de meio milhar de mulheres portuguesas, com idades compreendidas entre os 25 e 65 anos. Este projecto de investigação a nível nacional surgiu na sequência do estudo levado a cabo no último ano pelo Grupo Siemens a nível internacional, no qual estiveram envolvidas mais de quatro mil mulheres de oitos países.

Fonte: https://www.swe.siemens.com/portugal/web_nwa/pt/PortalInternet/QuemSomos/negocios/Healthcare/Noticias_Eventos/noticias/Pages/Homem_portugues_vence_campanha_mundial_de_sensibilizacao_para_o_Cancro_da_Mama.aspx

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