João Fernandes vai ser subdiretor do museu Rainha Sofia

O diretor do Museu de Serralves, no Porto, João Fernandes, será, a partir de Janeiro do próximo ano, o novo subdiretor do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, Espanha, confirmou o próprio esta terça-feira ao DN.

Notícias avançadas pela imprensa espanhola davam já conta de que Lynne Cooke deixará o cargo de subdiretora de Pesquisa, Conservação e Divulgação do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia depois do verão, sendo substituída no cargo pelo português João Fernandes.

Em comunicado na página oficial da instituição cultural espanhola, pode ler-se que o “até agora diretor do Museu de Serralves” irá juntar-se ao museu espanhol “para ocupar o cargo”.

João Fernandes já colaborou em várias ocasiões com o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, tendo em 2001, comissariado, juntamente com o diretor do museu, Manuel Borja-Villel, e com François Piron, a exposição “Locus Solus. Impresiones de Raymond Roussel”, patente no Rainha Sofia até 27 deste mês.

No mesmo comunicado pode ler-se que o atual diretor do Museu de Serralves, nascido em 1964 em Bragança, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo, entre 1992 e 1996, organizando, como comissário independente, diversas exposições em Portugal, Espanha e França.

Também foi comissário das representações portuguesas na 1ª Bienal de Arte de Joanesburgo, em 1995, na 24ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1998 e a 50ª Bienal de Veneza, juntamente com Vicente Todolí.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: