“Makulatur” de Paulo Nozolino premiado na Alemanha

O livro do fotógrafo português Paulo Nozolino “Makulatur”, editado este ano na Alemanha, foi premiado com a medalha de prata pelo Deutscher Fotobuchpreis, em Estugarda, anunciou esta quarta-feira a galeria Quadrado Azul.

Esta é a segunda vez que um livro de Nozolino é premiado pelo Deutscher Fotobuchpreis, depois de “Far Cry”, em 2005, também publicado pela editora alemã Steidl.

Uma fotografia tirada ao pai, em 2008, na última vez que o viu vivo e mais tarde à sua mãe, horas antes de morrer, estão na raiz de “Makulatur”, que reflecte o luto e a perda do artista.

Baseado no livro, em Fevereiro deste ano, Paulo Nozolino apresentou na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, a exposição com o mesmo nome “Makulatur”, que contou com 12 fotografias em seis dípticos.

Segundo o fotógrafo na altura da apresentação da exposição, este trabalho é o mais pessoal de sempre, uma vez que partiu da sua experiência com a morte dos seus pais.

A Deutscher Fotobuchpreis premeia anualmente os melhores livros de fotografia editados na Alemanha.

A fotografia de Paulo Nozolino, que nasceu em Lisboa em 1955, foi alvo em 2005 de uma antológica no Museu de Serralves, no Porto, e, em 2006, o artista recebeu o Prémio Nacional de Fotografia, pelo conjunto da sua obra. Recebeu o Grande Prémio de Fotografia da Suíça em 1995 por trabalhar no projecto “Solo”, uma incursão solitária sobre o estado da Europa, de Auschwitz a Sarajevo, tendo sido premiado depois em 1998 com o Oskar Barnack Award (Arles).

Em 1999 trabalhou com Robert Frank no filme “San Yu”, em Paris, e partiu de seguida para Macau, onde concebeu o projecto “Fim”, que expôs na Culturgest, em Lisboa, em 2002.

A Maison Européenne de la Photographie, em Paris, dedicou-lhe uma exposição em 2001, intitulada “Nada”, e em 2005 teve uma grande exposição antológica no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. Recebeu o Prémio Nacional de Fotografia em 2006, pelo conjunto da obra

Fonte:http://www.publico.pt/Cultura/makulatur-de-paulo-nozolino-premiado-na-alemanha-1525060

(Paulo Pimenta)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: