Festival dos Oceanos distinguido com prémio de melhor evento cultural europeu

A sétima edição do Festival dos Oceanos, que se realizou entre os dias 31 de Julho e 14 de Agosto de 2010 em Lisboa, e que teve como tema a comemoração do Centenário da República Portuguesa, recebeu esta quarta-feira em Milão, Itália, o prémio de melhor evento cultural europeu, entregue nos European Best Event Awards.

A iniciativa do Turismo de Lisboa, que acontece desde 1999, com o objectivo de prolongar o espírito da Expo 98, estava nomeada com o evento italiano “Coliseum on fire”, que pôs o famoso Coliseu de Roma a arder.

Premiado pela edição de 2010, ano que registou a maior afluência de sempre com cerca de 350 mil espectadores, o Festival dos Oceanos, subordinado ao tema do Centenário da República Portuguesa, organizou na capital vários espectáculos gratuitos, criando em Lisboa uma dinâmica cultural e uma agitação pouco comum na época de Verão, tornando-se um ponto de referência para os turistas.

Concertos, noites de fado, museus abertos fora das horas habituais, exposições, animações e espectáculos de rua, actividades interactivas e espectáculos pirotécnicos, de acesso gratuito e dirigidos a públicos de todas as idades, foram alguns dos componentes que compuseram o programa do festival, que tem ganho destaque não só a nível nacional como internacional, como reconhece este prémio dos European Best Event Awards, os primeiros prémios internacionais que distinguem os melhores eventos de todas as áreas.

A norte-americana Lauryn Hill foi a responsável por abrir a edição premiada do Festival dos Oceanos com um concerto na Praça do Comércio a 31 de Julho de 2010 e que teve como convidada especial a artista britânica Estelle, muito popularizada pelo dueto com Kanye West na música “American Boy”.

Com as várias actividades espalhadas pela cidade, divididas entre a Praça São Carlos, o Parque das Nações, a Praça do Comércio, a Doca dos Olivais, a Praça Camões e a Praça do Município, a edição de 2010 ficou ainda marcada pela exposição inédita de fotografia, organizada em parceria com a National Geographic, que trouxe a Portugal os testemunhos das viagens a Portugal dos primeiros fotojornalistas da revista National Geographic. Em 1910, ano da implantação da República em Portugal, celebrada no festival, a revista publicou um dossier intitulado “The Greatness of Little Portugal”, um ensaio fotográfico que mostrou o país de há 100 anos.

Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, Cristina Branco, Maria do Ceo, Hélder Moutinho, Raquel Tavares e Kátia Guerreira foram os fadistas protagonistas das noites de fado desta edição.

O Festival dos Oceanos 2010 foi produzido pela Realizar e organizado pelo Turismo de Lisboa com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, do Casino de Lisboa e da Parque Expo.

O Festival dos Oceanos não foi o único evento português a ser distinguido nos European Best Event Awards: o concerto dos 35 anos da EDP, no rio Douro, venceu nas categorias de evento musical, festividade e evento social; o Mega Pic-Nic Continente, que ocupou a Avenida da Liberdade de Lisboa, em Junho, ganhou o prémio de melhor evento público.

Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/festival-dos-oceanos-distinguido-com-premio-de-melhor-evento-cultural-europeu-1522232

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: